Prémios Santa Casa

Criados em 1987, cumprem a vontade expressa em testamento por Mantero Belard. São entregues, anualmente, a pessoas de qualquer nacionalidade que, em Portugal, tenham contribuído, pelo seu esforço, trabalho ou estudos, nos três âmbitos definidos pelo benemérito: cuidado e carinho dispensados aos idosos desprotegidos; progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas; e progresso no tratamento das doenças do coração.

Os Prémios “Nunes Correa Verdades de Faria” foram instituídos por um dos últimos grandes beneméritos portugueses, Enrique Mantero Belard, que deixou à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa uma parte significativa dos seus bens com a obrigação de, anualmente, atribuir três prémios destinados a galardoar os indivíduos que, em Portugal, mais tenham contribuído pelo seu esforço, trabalho ou estudos, para cada uma das seguintes áreas:

  • O cuidado e carinho dispensado aos idosos desprotegidos;
  • O progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas;
  • O progresso do tratamento das doenças do coração.

O prazo para apresentação das candidaturas termina a 15 de Março de 2025, sendo o valor de cada prémio de € 12.500,00 (doze mil e quinhentos euros).

As candidaturas são apreciadas por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito no âmbito da área social e da saúde, presidido pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Regulamento dos Prémios poderá ser consultado aqui.

Outras informações necessárias à apresentação da candidatura deverão ser solicitadas à Secretaria Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (secretaria-geral@scml.pt).